terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Inscrição no Centro de Emprego

Após o mês de férias e outro tanto de espera, chegou o momento da inscrição no centro de emprego. Mais um grande passo na vida de um desempregado.,.  Agora surgem as perguntas: Mas afinal o que é necessário para me inscrever? Será que preciso do diploma/certificado? E que perguntas podem eles fazer? Pois é, essas perguntas surgiram todas na minha cabeça pouco antes de fazer a minha inscrição no centro de emprego. Na altura optei por fazer uma pequena pesquisa sobre o que levar e em que consistia. Mas de nada valeu...
Em Fevereiro, depois de ter estado 15 dias úteis à espera do meu certificado de habilitações (documento que achei ser imprescindível à inscrição no centro de emprego), decidi deslocar-me ao centro de emprego mais próximo da minha terrinha, a cerca de 35 quilómetros, levantei-me cedinho para não encontrar demasiadas pessoas na fila, visto que têm-se visto infinitas filas à porta do centro de emprego, e lá fui eu. Quando lá cheguei deparei-me com algumas pessoas na fila de espera, mas nada fora do normal numa instituição pública. Sentei-me e verifiquei os documentos: cartão de cidadão, currículo vitae e diploma/certificado de habilitações. Ao cabo de duas horas fui chamada para um compartimento privado.
"Bom dia, era para fazer a inscrição no centro de emprego", disse eu meia desconfortada, pousando a minha carteira e os documentos que trazia na mão. A senhora, com ar de poucos amigos, disse "Sim, senhora, qual é o seu nome?" Eu respondi a isto e às restantes perguntas pessoais que ela me perguntara, desde a localidade, o curso que tinha tirado, o local onde fora tirado, se tinha uma boa rede de transportes na minha localidade, se possuía automóvel, outros conhecimentos linguísticos para além do português e pouco mais do que isto. No final aconselhou-me a enviar currículos para empresas mesmo que estas não estivessem a procurar, para não contar apenas com o centro de emprego e por fim, desejou-me boa sorte. 
No final da "entrevista" fiquei a saber o mesmo! Não me falaram dos estágios profissionais do IEFP, que são bastante importantes no início de uma carreira profissional, nem sequer me falou da possibilidade de fazer formações através do centro de emprego, nada nadinha, o que me vale é a minha vontade de pesquisar tudo a que tenho direito!
Resumindo, os documentos necessários à inscrição no centro de emprego são: o cartão de cidadão e mais nada, não me pediram cv, não me pediram diplomas ou certificados. Ao que parece podemos ser qualquer coisa que eles acreditam em tudo, até que sou malabarista ou até ministra da economia, é "à vontade do freguês"!
O meu conselho é que façam perguntas sobre estágios, formações e outras alternativas, caso contrário podem sair de lá sem informações que são úteis para conseguir emprego, como o meu caso!

Sem comentários:

Enviar um comentário