terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Diploma na mão

Quando olho para o meu diploma penso para mim mesma "isto foi dado", e porquê? Porque quem corre por gosto não cansa. Sempre fui bastante determinada, tirando claro, o meu "semestre negro", e gosto bastante de estudar, ler, trabalhar, exercícios, basicamente qualquer coisa que me fizesse esquecer um pouco o meu futuro próximo e as preocupações do presente.
No dia 17 de Dezembro terminei a minha tese, concluí este projeto com 18 valores, depois de 1 ano e meio a trabalhar na mesma coisa. Sim, cheguei a um ponto que já não podia com aquilo e que se alguém me falasse da tese, ficava fula, mas isso ia e vinha! No dia da apresentação denotei que todo o meu esforço fora recompensado e que, apesar das alterações que tinha a fazer, estava "safa", concluíra o meu mestrado e estava perto do recebimento do meu caro diploma.
Posto isto,  voltei para a minha terrinha, despedindo-me do meu trabalho, amigos e casa. Nesta altura o meu estado de espírito era de uma positividade e alegria tal, que era inexplicável, afinal de contas tinha conseguido com mérito. A época de festividade era também propicia a esse estado de excitação e positividade, apesar do desemprego do meu pai que aconteceu por aqueles dias, encarei isto como um desafio e não como uma coisa negativa, na altura disse ao meu pai "nós cá nos desenrascámos" e assim foi.
Neste primeiro mês, optei por tirar umas pequenas férias, pois estava à espera da nota ser lançada e do tal Diploma. Neste tempo optei por atualizar as minhas séries televisivas preferidas, tais como How I Met Your Mother, Modern Family, The Vampire Diaries, The Big Bang Theory, Game of Thrones, Two Broke Girls, Two and a Half Men e comecei a ver Friends, devido feedback positivo que esta tinha. Na verdade este mês foi bastante animado, afinal de contas, antes não tinha a possibilidade para ver tudo a que tinha direito e passei a ter no momento em que a tese estava pronta.
No dia 20 de Janeiro reparei que a nota havia sido lançada e, que portanto, podia pedir o meu diploma. Desloquei-me à universidade e peço o diploma, ao que me respondem "Agora só o pode pedir, mas só daqui a 3 semanas é que o pode vir buscar". Como critica que sou perguntei quase de imediato, mas porque levam tanto tempo a dar um diploma/certificado? Responderam-me "Porque temos que averiguar se ainda tem dividas e se está tudo legal". Acatei a reposta que me deram e vim-me embora... O que poderia eu fazer mais?!
Ao que parece levam 3 semanas a preencher um papel a dizer "Certifico que face aos respectivos registos, o aluno acima identificado, concluiu a 17/12/2013 o referido curso, com nota final de 16 (dezasseis) valores.", porque se tivesse propinas para pagar tinha recebido um e-mail no próprio dia a salientar qual era a minha dívida, relativamente à biblioteca, e devido à minha falta de comparência neste local, a sua verificação demoraria uns 5 minutos, nem tanto. Resta apenas escrever a frase e fazer a continha da média, que já estava feita no senhor PACO, e pronto, 3 semaninhas para isto tudo não sei mesmo se chega?!
No final de contas passou um mês à espera da nota ser lançada mais três semanas à espera do certificado sem poder fazer nada, visto que os estágios profissionais requerem a inscrição no centro de emprego. Visto bem a situação, nota-se que estamos mesmo em Portugal e, que a burocracia é tal, que só complica a vida de quem quer trabalhar. No final de contas estava de mãos atadas mais 3 semanas do que aquilo que tinha previsto.

Sem comentários:

Enviar um comentário