terça-feira, 13 de janeiro de 2015

A carta de apresentação

Quando comecei a ver anúncios de emprego fiquei um pouco surpresa pela quantidade de empregadores que pediam uma carta de apresentação. Nesse mesmo ano tinha tido um workshop sobre como fazer a inscrição para uma vaga de emprego, onde aprendi a fazer o cv e a carta de apresentação, mas tal como me foi dito, a carta de apresentação era opcional, no entanto, dada a falta de emprego a carta de apresentação é algo quase tão importante como um cv, e o não envio desta demonstra preguiça por parte do candidato. Assim, nesta mensagem tenho como objectivo demonstrar como se pode escrever uma boa carta de apresentação.

Antes de mais uma carta de apresentação deve ser breve, simples e com parágrafos curtos para não baralharmos o recrutador (3 ou 4 parágrafos no máximo, onde 1/2 ou 1 se refere apenas à formação académica). Posto isto, devemos estar atentos a alguns pontos importantes para realizar uma boa carta de apresentação:

  • Usar o formato de carta
  1. Dispor o nome, morada completa no canto superior esquerdo;
  2. Começar por uma saudação "Exmos(as). Senhores(as)" ou "bom dia", dependendo do tipo de formalidade que é usada em cada empresa.
  3. O primeiro paragrafo deve incluir qual o objectivo da carta que se está a enviar "candidatura à vaga xxx" e a formação/experiência que se possui;
  4. O segundo paragrafo deve incluir quais as motivações que nos levam à candidatura do emprego solicitado e o porquê daquela empresa;
  5. O terceiro paragrafo deve incluir quais as características mais importantes para a vaga, dando sempre exemplos concretos de como as desenvolvemos:
  6. O quarto paragrafo deve ser escrito em modo de despedida, dizendo, por exemplo "Gostaria de, numa entrevista, poder prestar outras informações que penso serem relevantes para a minha candidatura";
  7. Por último desejar os melhores cumprimentos ou outro tipo de despedida e assinar o documento.
  • Dirigir-se à pessoa certa
Como carta que é, esta deve ser remetida à pessoa certa, ou melhor, ao recrutador que está a tratar da candidatura às vagas estabelecidas. Muitas das vezes não é dito na descrição da vaga quem é o responsável pela função de recrutamento, o que se torna difícil de encontrar a quem nos devemos dirigir. Como sempre, temos que fazer o nosso trabalhinho de casa e pesquisar sobre a empresa, através do site desta ou através do LinkedIn, onde possivelmente podemos encontrar quem está responsável pelos recursos humanos. Caso esta informação não esteja disponibilizada optaremos por escrever simplesmente "Exmos(as). Senhores(as)".
  • Não usar frases de abertura comuns
Após a saudação inicial, é necessário escrever qual o objectivo da nossa carta de apresentação. Neste ponto devemos ter em atenção os clichés que são demasiado usados, como o caso da frase "Venho por este meio candidatar-me", esta já é muito velhinha para fazer parte de uma carta de apresentação tão actual, por isso, teremos que investir em algo novo, para mostrar que somos criativos e que não utilizamos frases feitas. Assim, devemos optar por algo do género "Acabo de me licenciar em xxx, na universidade xxx. Neste momento estou à procura de uma oportunidade de trabalho na minha área de formação" ou "Em resposta ao anúncio xxx, apresento a minha candidatura dada a minha experiência profissional como xxx".
  • Conhecimentos na empresa
Caso conheçamos alguém da empresa a que nos candidatamos, pode-se referi-lo na carta de apresentação, pois o recrutador tenderá a fazer perguntas sobre nós à pessoa indicada, podendo jogar a seu favor (ou não). Para além de conhecimentos pessoais é importante a pesquisa sobre a empresa em geral: o que faz, quais os departamentos da empresa e quais são as principais motivações para lá trabalhar. Esta informação não é inserida na carta de apresentação mas trará mais confiança na forma como escrevemos a carta de apresentação. 
  • Não utilizar expressões como "acho", "talvez" ou "não sei"
Estas expressões podem demonstrar negativismo e falta de confiança. Acima de tudo devemos ser afirmativos e confiantes nas nossas frases, demonstrando energia e vontade de trabalhar.
  • Explicar o porque da candidatura
Neste ponto não demos fazer demasiados elogios mas dar-lhes aquilo que eles querem. Basicamente temos que falar sobre o que mais nos interessa na empresa relativamente à função e às condições que esta oferece aos empregados, futuro, meio ambiente ou segurança. 
  • Não mencionar inexperiência
Numa carta de apresentação não devemos salientar a falta de experiência que temos, mas sim, a que temos. Apesar de pouca,devemos sempre dizer o que fomos fazendo ao longo do percurso académico, nem que seja sobre aulas práticas, voluntariado, part-times, actividades extra-curriculares, desporto, entre outros. Como a falta de experiência pode ser desde logo visível aos olhos do recrutador, devemos salientar que temos boa capacidade de aprender e que estamos dispostos a fazê-lo.

  • Não repetir informações que já estão no cv
O objectivo da carta de apresentação é demonstrar porque somos ideais para aquela vaga de emprego, pois o cv apenas deve revelar quais são as experiências e formações que temos.
  • Salientar quais as nossas skills e como foram desenvolvidas
Tal como no cv devemos salientar quais sãos as nossas competências e dizer como as desenvolvemos, através de exemplos dinâmicos, como por exemplo "O meu sentido de responsabilidade foi desenvolvido enquanto trabalhava numa loja  e era responsável pela recepção e entrega de encomendas" ou por exemplo "A minha capacidade de liderança deve-se ao facto de ter coordenado muitos dos trabalhos de grupo que eram realizados ao longo da minha formação académica".

  • Não utilizar frases feitas no final
Tal como já referi, não devemos utilizar frases feitas, por isso quando terminamos uma carta de apresentação devemos sim, salientar que estamos disponíveis para uma entrevista, mas de forma entusiástica e sem clichés. Um exemplo de uma frase que se pode utilizar é "Gostaria de, numa entrevista, poder prestar outras informações que penso serem relevantes para a minha candidatura". 
  • Incluir contactos
Por fim, devemos incluir os nossos contactos telefónicos e o nosso linkedIn para que o recrutador nos possa contactar.

    • Exemplos de cartas de apresentação de um recém licenciado


"Carta de Apresentação*
Nome xxxx
Morada xxxx
Telefone: XXX XX XX
Exmoº Senhor
Director dos Recursos Humanos
da Sociedade de Informática de Portugal
Rua das Avenidas, nº XX, 1200 Lisboa.
Acabo de receber o meu diploma de Informática, na Universidade Lusófona. Tenho conhecimento de que a vossa empresa lidera o mercado neste ramo de actividade, o que me dá garantias de ser o melhor local para poder desenvolver as competências que adquiri na minha formação.
Gostaria de, numa entrevista pessoal, poder prestar outras informações que penso serem de mútuo interesse.
Subscrevo-me, com a mais elevada consideração."


"Maria João da Silva - Aveiro

Móvel: XXX XXX XXX

E-mail: XX@ua.pt
Aveiro, 9 de setembro de 2013
Assunto: Resposta ao anúncio com a referência XXX, publicado no Jornal/Site XXX de
8/09/2013
Exmo. Sr. Engº. Pedro Alves:
Em resposta ao anúncio supracitado, anunciando uma vaga para técnico de
Informática, venho por este meio apresentar a minha candidatura.
Sou licenciado em Engenharia de Computadores e Telemática pela Universidade de
Aveiro.
Durante o meu percurso académico tive a oportunidade de desenvolver um estágio
que decorreu numa empresa que se encontrava ligada a criação de produtos informáticos o
que me permitiu adquirir uma experiência prática apreciável, favorecendo o desenvolvimento
das competências profissionais adquiridas ao longo da minha formação.
Possuo conhecimentos nas áreas de… (fazer alusão a uma ou duas competências
profissionais e que sejam solicitadas no anúncio). Considero-me uma pessoa responsável, com
muita boa capacidade de trabalhar em grupo ou sozinha e de forma organizada. Estas e outras
competências poderão ser verificadas através das múltiplas atividades desenvolvidas e que se
encontram descritas no meu CV que segue em anexo.
Estou disponível para, numa entrevista pessoal, prestar outros esclarecimentos que
considere necessários, agradecendo antecipadamente o interesse que a minha candidatura
possa suscitar.
Subscrevo-me com os melhores cumprimentos.
 (Assinatura)"



Referências:
http://www.empregoestagios.com/dicas-modelos-boa-carta-apresentacao/
http://expressoemprego.pt/carreiras/exemplo-de-carta-de-apresentacao/3565
http://www.ua.pt/gesp/pagetext.aspx?id=3824
http://www.modelo-curriculum.com/modelos-de-carta-de-apresentacao.html
http://blog.alertaemprego.pt/24-dicas-para-uma-carta-de-apresentacao-perfeita/

Sem comentários:

Enviar um comentário