segunda-feira, 27 de abril de 2015

Trabalho temporário e prestação de serviços

Ás vezes é difícil arranjar trabalho na área que pretendemos, mas existem outras opções temporárias para que aquele emprego de sonho não fuja.

Os trabalhos temporários são uma opção para quem não quer estar à espera do tal emprego de sonho ou então para aquele que tem que se esforçar infinitamente para arranjar trabalho para próprio sustento. Esta forma de ganhar algum dinheiro poderá trazer experiência profissional, que mesmo não sendo na área que pretendemos, é importante pois demonstra que a pessoa batalhou e se esforçou para não estar parada (isto pode parecer muito fácil, mas não o é, principalmente para quem vive nas aldeias perdidas de Portugal). Para além disso, um trabalho mesmo que temporário fornece um conjunto de competências pessoais que não seriam possíveis de obter estando em casa.
Infelizmente os trabalhos temporários que se vêm mais intensivamente são aqueles que dizem respeito a venda porta-a-porta e ganhos à comissão. Com estes não é possível sobreviver, só se a pessoa for muito convincente, caso contrário a experiência que se pode tirar deste tipo de trabalho e os lucros que poderão surgir são quase nulos, a menos que a área da pessoa esteja relacionada com atendimento ao público e comercial.
No entanto podem surgir trabalhos temporários em algumas áreas de interesse pela substituição de uma pessoa que está de baixa prolongada, gravidez ou férias. Neste caso sim, vale a pena investir todo o nosso tempo numa candidatura à vaga de emprego e com este vamos ganhar experiência que nos será útil para o futuro. O único problema é o facto de ser exigida, na grande maioria dos casos, experiência profissional, pois o objectivo é dar continuidade a um trabalho que já foi iniciado.
Como estamos pertinho da época de verão é importante salientar que surgem cada vez mais trabalhos temporários na área da agricultura. Sim, não é um trabalho fácil e não é um trabalho que se goste, mas dá para ganhar algum dinheiro e alguma experiência que até pode nem ser na área, mas já mostra que não se está parado. Na área do turismo, comércio e restauração também se podem encontrar alguns trabalhos, pois existem mais pessoas de férias e muito mais trabalho na área do turismo. A experiência profissional que se pode tirar de um trabalho destes é bastante, pois ajuda a construir competências de comunicação pessoal e até fortalecer os conhecimentos linguísticos. 
Depois ainda existem os trabalhos temporários em regime de prestação de serviço, que podem surgir em determinadas épocas do ano em que há mais trabalho em determinadas empresas (principalmente em empresas de consultadoria, informática, turismo, saúde, entre outras) ou então em empresas de avaliação de mercado, que procuram os chamados "cliente mistério" para realizarem uma ou duas avaliações a um determinado mercado. Este é um trabalho que apesar de ser realizado em pouquíssimos dias pode vir a ser uma experiência importante para o currículo vitae visto que um procedimento crítico e observador por parte do avaliador.
Trabalhos em call centers e lojas são outros trabalhos temporários que podem surgir bastantes vezes, basta estar atento e concorrer, nestes também se beneficia a experiência com alguns lucros financeiros. 
Deixo aqui o link de algumas empresas que realizam o recrutamento de pessoal para trabalhos temporários:




Sem comentários:

Enviar um comentário