segunda-feira, 27 de abril de 2015

Anexos para candidatura a uma vaga de emprego

Como é evidente, os anexos indispensáveis à candidatura para uma vaga de emprego são o currículo vitae e a carta de apresentação. Mas nem tudo é assim tão simples!
Quando enviámos a candidatura para uma entidade patronal privada (independente do Estado), normalmente apenas é exigido o currículo vitae e a carta de apresentação. 
Todavia, existem empresas que também optam por pedir:
  1.  Certificados de habilitações;
  2. Cartão de cidadão ou BI e NIF (muito raramente);
  3. Certificados de participação em conferências, workshops e formações. 
Por sua vez, a carta de recomendação é quase sempre exigida na entrevista de emprego e muitas vezes não é exigida no e-mail de candidatura à vaga de emprego. 
Em entidades públicas são sempre exigidos:
  1.  Certificados de habilitações;
  2. Cartão de cidadão ou BI e NIF;
  3. Certificados de participação em conferências, workshops e formações;
  4. Formulário de candidatura ao emprego. 
Estes documentos devem ser enviados por carta registada.
Normalmente as entidades patronais não podem exigir mais do que a lista de documentos acima referida. Quando exigem documentos mais pessoais podemos estar perante um caso de tentativa de burla.

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